segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Valores

        Todo mundo que eu conheço foi criado com um certo tipo de "valor". Eu mesmo tenho o meu valor, aquele qual meus pais me ensinaram desde pequenininho, valores como não roubar, não matar, não mentir, e etc. Eu tento seguir todos a risca todos os dias da minha vida, é meio até que uma questão de principios. Com o decorrer da nossa vida, nos aprendemos outros tipos de "valores" e esses aprendemos na escola, com amigos, e etc. Eu mesmo, aprendi muitas coisas legais que vou levar pra minha vida inteira com amigos, com professores, e com pessoas mais velhas.
      Pra mim a palavra : "valores", tem um pouco a ver com a palavra "valor". E o que é se da valor? ter o seu valor? é não ser corrompivel? é não ser falso por pura conveniencia? é falar sempre a verdade, mesmo que não agrade o próximo? é ser magoado e aceitar isso como um erro banal? Afinal de contas, o que significa a expressão: "Vou me dar mais valor"? Eu acho que significa voce ser mais seletivo, voce aprender com os proprios erros e bordoadas que a vida e pessoas próximas a voce te dão, eu acho que é voce acreditar em algo e lutar por aquilo.
      Ultimamente eu fiquei pensando, será que eu me dou valor? Sera que eu estou jogando pelo ralo tudo aquilo que me foi ensinado desde criança? aquilo que eu demorei tanto a aprender e absorver pra minha vida. Eu cheguei a conclusão que eu HOJE em dia me dou valor sim, mas antigamente não me dava tanto, eu corria atrás de pessoas que não mereciam meu amor, e por mais que as pessoas me magoassem eu sempre estava ali do lado delas,  e não percebia o quanto isso era errado e feio. Mas com isso eu aprendi algo que vou levar pra minha vida inteira: " Não tolere gente de coração leviano".E essa frase eu vou levar pra vida toda, afinal de contas proque eu iria querer a companhia de alguém que so lembra de mim quando é conveniente, que me troca quando acha pessoas mais legais do que eu? Que nunca da o braço a torcer e admite que está errada? Que é indiferente comigo. Eu sinceramente não quero, nem preciso de alguém assim do meu lado.
      Pra mim, além do amor ao próximo voce tem que praticar veementemente o amor a si próprio, que também é super válido pra se viver, até porque se voce não se ama, se voce não "se da valor" como voce pode estar preparado pra amar outra pessoa? pra se abrir e entregar seu coração pra outra pessoa? O amor a si mesmo, se amar, é aquilo que tem que vir primeiro em uma relação, qualquer que seja ela, de amizade, ou de namorados. Se voce ama seu corpo, sua personalidade, seu jeito de ser, voce com certeza esta apto pra amar outras pessoas e pra também saber discernir se aquelas pessoas são dignas do seu amor e carinho.
     Ultimamente eu tenho visto gente ao meu redor que não se da valor, pelo menos na minha concepção. E tenho visto também gente que não da valor a amizades, que muda feito o vento de direção e isso nãoé bom, porque no fim das contas voce acaba sozinho, ou então rodeado de pessoas que nem te querem tão bem assim, eu gosto de quem gosta de mim, eu procuro quem me procura. Pra que diabos eu vou querer manter vinculos de amizade e afeto com quem se me procura quando é conveniente? Eu penso assim, eu quero quem me quer. E eu fico triste por amigos que não pensam assim, não que eles tenham que pensar como eu pra eu querer bem a eles. Mas vamos raciocinar comigo: O mundo existem bilhões de pessoas, se voce tem um monte de pessoas que gostam de voce, que se sentem bem com voce, que demonstram ter carinho por voce, que te procuram, que sempre estão ali do seu lado, pra que ir atrás de alguém ou manter relação com alguém que muda com voce, que começa a sair com outras pessoas e muda da agua pro vinho? Isso não me entra nunca, não me entra mesmo.E eu posso sim, e tenho o direito de não querer ninguém assim perto de mim. So espero não me decepcionar com escolhas de seres humanos que convivem comigo. Mas isso já um outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário